Hoje em dia o conceito de maquiagem está muito ligado à moda. As próprias cores dos produtos variam conforme as estações, mas sem a rigidez do passado que limitava tonalidades escuras para o inverno e claras para o verão.
Com um conceito mais atual, a maquiagem serve para ressaltar os traços e trazer cor ao conjunto formado pela roupa e acessórios, sempre em harmonia com as tendências da moda. A coleção "Atreva-se a Brilhar" da Shiseido The Makeup, por exemplo, foi buscar suas cores para a primavera-verão nos anos 70, no jeans, no folk, nos florais e no arco-íris, enfatizando o brilho, a feminilidade e o romantismo.
Com tantas mudanças no setor de cosméticos, saiu ganhando a mulher, que pode usufruir cartelas de cores vastas tanto no inverno como no verão, em perfeita harmonia com o seu momento.
O setor de maquiagem: muito mais do que cor
Segundo Luiz, foi-se o tempo em que a mulher buscava somente cor na maquiagem. Hoje em dia a consumidora pede produtos que além da coloração tragam também benefícios e cuidados com a região do corpo onde serão aplicados.
Por essa razão, cada vez mais as marcas têm investido em pesquisa, criando produtos que são também cosméticos. Por exemplo, O esmalte Nail Lacquer da Shiseido promete além do brilho uma proteção para as unhas.
Maquiagem profissional para moda: maquiagem-arte
Hoje em dia faltam no mercado cursos especializados para maquiadores que desejam seguir uma carreira voltada para a moda. "Há somente um curso básico", conta Luiz. O resto do processo fica a critério do profissional que tem que buscar sozinho essa experiência.
Vale lembrar que muito mais do que ressaltar os traços dos modelos, o maquiador profissional que trabalha em um desfile, por exemplo, tem que saber como expressar o conceito da marca através das cores, harmonizando-as nas modelos. A tarefa não é fácil e requer uma boa dose de avaliação e preparo por parte do profissional para que o resultado seja um sucesso. É por isso que o mercado está aberto a novos talentos que compreendam esse processo.
Tendências do verão
A maquiagem atual permite uma grande variedade de cores. O que vai imperar no verão será o look molhado, com um bronzeado natural e pele saudável. O brilho também vai estar presente ressaltando a feminilidade, a cor e a cintilância.
Dicas:
As dicas são passadas por Luiz diretamente para as clientes da marca Shiseido, que ganham um curso de maquiagem. O curso é uma forma de mostar às clientes todas as potencialidades dos produtos além de fornecer dicas de como preprar uma boa maquiagem.
Em sua última edição, na loja Opaque do Shopping Higienópolis de São Paulo, Luiz Carlos ensinou os seguintes segredos para uma maquiagem de sucesso:
- As cores da maquiagem não precisam ser iguais às das roupas e acessórios. O importante é criar uma maquiagem harmônica em relação ao conjunto
- A maquiagem deve ressaltar a beleza interior da pessoa e combinar com seu estilo de vida, personalidade e ocasião
- Harmonia é tudo: se os olhos estão em destaque, coordene com uma boca discreta. Já se é a boca quem vai brilhar, moderação nos olhos;
- Maquiagens diurnas são mais discretas, enquanto a noite permite explorar tonalidades mais escuras. Isso não significa ausência de cores;
- A tendência atual permite o uso de tonalidades coloridas tanto no inverno quanto no verão;
- Segredo de mestre: roupas coloridas ou estampadas pedem maquiagens mais neutras enquanto roupas básicas permitem maquiagens mais trabalhadas
Em catálogos de moda, o que deve brilhar é a roupa e não a modelo. Por isso, moderação e cuidado na hora de produzir o trabalho.
Cuidados no verão
Chegou o verão, época de férias, quando as pessoas procuram o contato maior com a natureza: praias, clubes, piscinas, campos, montanhas ...
O Brasil situa-se geograficamente numa área de clima tropical, com um litoral maravilhoso, que faz com que as pessoas queiram aproveitar essas belezas naturais.
A presença do sol estimula o uso de roupas mais frescas, leves e com isso o corpo fica mais à mostra. O bronzeado é associado freqüentemente à beleza e em busca dessa cor dourada muitos acabam agredindo a sua pele.
Desde a infância até a idade adulta os efeitos maléficos do sol vão se acumulando. A longo prazo aparecem manchas, rugas , sardas, diminuição da elasticidade, levando ao envelhecimento precoce e aos cânceres de pele. É importante aproveitar os momentos felizes com os amigos, parentes, etc. Mas não podemos pensar só no presente, é preciso conhecer um conjunto de medidas preventivas para evitar os efeitos nocivos do sol.
O sol
A luz do sol promove síntese de Vitamina D necessária para fortalecer os ossos e evitar o raquitismo.
Radiação: A luz solar que atinge a Terra emite radiações ultravioletas que penetram na pele. Essa radiação é conhecida como Radiação Ultravioleta A (UVA) e Ultravioleta B (UVB).
Quanto maior a altitude em relação ao nível do mar mais intensa é a radiação UV. Estas radiações causam reações na pele imediatas e tardias. As imediatas são vermelhidão, alergia e o bronzeado. As tardias ocorrem pelo efeito cumulativo da radiação solar durante toda a vida, levando ao envelhecimento e a alterações nas células da pele que provocam o câncer de pele.
Radiação UVA
• Presente o dia inteiro sem horários específicos
• É constante em todo o ano, em todas as estações
• Não é mais forte entre 10 e 16 horas
• Penetra profundamente na pele. Com isso causa: envelhecimento (rompem as fibras de colágeno e elásticas), alergia solar e câncer de Pele
• Não causa vermelhidão na pele. Por isso existe a preocupação com o tempo nublado, que mantém esta radiação constante sem que seja sentida na pele.
• Induz ao bronzeamento
• Presente nas câmaras de bronzeamento
• A dose nas câmaras pode ser muito superior a radiação proveniente do sol
• Os médicos desaconselham a utilização pelo risco de lesão nas células da pele
Radiação UVB
• Maior incidência no verão, especialmente entre 10 e 16 horas
• Atinge a camada superficial da pele
• Causa vermelhidão (queimaduras solares)
• Principal responsável pelo câncer de pele
A pele apresenta uma célula chamada melanócito, responsável pela produção de melanina que é um pigmento que dá cor a pele. O número de melanócitos na espécie humana é o mesmo, o que faz a diferença na cor da pele entre negros, mulatos e brancos é a melanina ser mais ou menos ativa.
A melanina absorve os raios ultravioletas. O melanócito da pele produz mais melanina quando nos expomos ao sol, por isso ficamos bronzeados.
Informações
• Os mais branquinhos, louros, de olhos claros e sardas tem a pele mais sensível ao sol
• As pessoas que não tem costume de se expor ao sol são as maiores vítimas das queimaduras solares e desenvolvem mais câncer (mesmo as mais morenas)
• Pessoas que se expõem diariamente ao sol como trabalhadores rurais, operários, carteiros, etc, tem risco aumentado de lesões nas células da pele devido ao tempo prolongado de exposição
• Crianças se expõem três vezes mais ao sol do que adultos. As crianças deveriam ser orientadas pelos adultos como se proteger do sol, mas os próprios adultos tem dificuldade de acreditar nos efeitos agressivos do sol.
• Até aos 18 anos a pessoa já tomou, em média, 50 % do sol que tomará durante toda a sua vida
• Os jovens e crianças de hoje tem que se proteger do sol, pois, o número de casos de câncer de pele tem aumentado a cada ano. É a melhor forma de evitar os cânceres de pele no futuro
Medidas Preventivas
1) Filtro Solar
- O Filtro Solar tem um número que determina o seu fator de proteção solar (FPS). É importante que ele seja de amplo espectro e que proteja contra as radiações UVA e UVB. O fator mínimo que se deve usar é o 15.
- Em peles mistas ou oleosas utilizar as fórmulas oil free com textura gel ou loção para evitar a formação de acne.
- Para peles normais e secas usar formulações em creme. A sua aplicação deve ser feita 30 minutos antes da exposição solar e ser repetida a cada 2 horas ou sempre após cada mergulho ou sudorese intensa.
- Utilizar produtos resistentes à água. Aplicar o produto no corpo, rosto, orelhas, pescoço, nuca e peito do pé. Devem ser usados protetores para os lábios evitando assim o ressecamento e o aparecimento do herpes, queimaduras ou fissuras.
- Os cabelos quando expostos ao sol tornam-se ressecados por perda da proteína (queratina). Devem ser protegidos com filtros solares para cabelos somente nos fios e não nas raízes.
2) Uso de chapéus com abas largas.
3)Óculos de boa qualidade com lentes que filtram os raios solares.
- Evitar comprá-los quando estiverem expostos ao sol pois a curvatura das lentes fica modificada.
4) Evitar o horário de 10 às 16 horas pela grande incidência de raios UVB.
Cuidados
Ingerir líquidos para manter-se hidratado
Banhos mornos com sabonete glicerinado
Utilizar hidratantes corporais a base de azuleno, aloe vera, calêndula, camomila,vitamina C, óleo de uvas, maracujá, etc.
Alimentação a base de vegetais ricos em vitamina C (acerola, laranja, limão, kiwi),vitamina E (brócolis, espinafre, cereais integrais) e betacaroteno (cenoura, beterraba e abóbora ); carnes magras
Nenhum comentário:
Postar um comentário